Astronauta de Salamanca feito em 1992


Foto da Catedral de Salamanca, na Espanha. Uma igreja gótica construída há 500 anos.
Ótimo. Até aí, nada de mais. Só que, de repente, aparece um astronauta no meio das esculturas da igreja. Mas a igreja foi construída há cinco séculos. Como é que um escultor ia conhecer a imagem de um astronauta? O texto do e-mail diz que deve ser a prova da passagem de extraterrestres por aqui há muito tempo. Será?

O pároco Dom Jesus Teradias explica que, em 1992, a catedral foi restaurada para uma exposição. O arquiteto encarregado foi quem resolveu colocar a imagem do astronauta na porta, como um símbolo do século XX. Um detalhe: ele não escolheu um astronauta qualquer, não. O escolhido foi o russo Iuri Gagarin, o primeiro homem a ir ao espaço.

“Em geral, as pessoas pensam que restauração é voltar ao que era, ao original. No século XIX, quando surgiu o conceito de restauração era, realmente, isso. Hoje em dia, está correto, tecnicamente, se, de longe, a gente não consegue identificar que é o astronauta, mas, de perto, a gente chega lá e identifica. Isso é uma contribuição de hoje”, explicou o arquiteto Candido Campos.

Darth Vader esculpido em igreja!

Na década de 1980, enquanto as torres oeste estavam em construção, Catedral Nacional de Washington realizou um concurso de escultura decorativa para as crianças. Palavra da competição foi espalhada por todo o país através da National Geographic Magazine. O vencedor do terceiro lugar foi Christopher Rader, com o seu desenho do que o terrível vilão, Darth Vader. A cabeça foi esculpida por feroz Jay Hall Carpenter, esculpida por Patrick J. Plunkett, e colocado no alto da torre noroeste da catedral.




Na Catedral de Palencia é outra figura curiosa equivocada. Neste caso, é um fotógrafo. A Catedral Basílica de San Antolin Metropolitana erigido em honra deste santo. A cripta de San Antolin é um edifício do século VII visigótica. A gárgula com a estranha figura do fotógrafo não é, obviamente, do século VII. Na verdade, é uma restauração feita nos anos 20 do século XX pelo arquiteto Jerônimo Palencia Arroyo. O arquiteto decidiu descobrir em honra de um conhecido que morreu realizando algumas fotos no telhado da catedral. Diz-se que é colocado sob a estátua e faça um desejo será concedido.





Em 1996, uma restauração na catedral de Calahorra Rioja (século XVII). Aqui ele construiu um telefone celular como decoração.


Um motivo semelhante é encontrada na Catedral de San Juan Evangelista em 's-Hertogenbosch, Holanda. Mas aqui não é apenas a célula, mas um anjo com camisa, jeans, bolsa a tiracolo e da própria célula.